segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

12 dezembro

2ª experiência: Bolo de ervilhas

2 chávenas de açúcar, 150 g de margarina ( usei creme culinário rico em ómega 3, não digo a marca mas é fácil chegar lá), 1/2 chávena de leite, 100 g de ervilhas, 5 ovos, 3 chávenas de farinha com fermento e 2 colheres de chá de fermento em pó.

A primeira coisa a fazer foi cozer as ervilhas congeladas. De seguida pesei 100 g de ervilhas, acrescentei 1/2 chávena de leite e triturei tudo muito bem com a varinha mágica e assim obtive a minha "poção mágica de ervilha".

O resto é simples: bater a margarina com o açúcar até estar em creme; acrescentar a poção mágica de ervilhas; adicionar os ovos 1 a 1 intercalando com a farinha à qual se adicionou o fermento. Nesta última fase dos ovos e da farinha não se deve bater é só mexer para ficar homogéneo.

Colocar em forma untada de margarina e polvilhada de farinha e levar ao forno pré-aquecido a 150ºC durante 50 minutos a 1 hora. No final o palito deve sair seco.

O bolo de ervilha ficou assim




e agradou a todos. Se eu não tivesse dito do que era tinha passado como um simples bolo de leite com uma cor um bocadinho esquisita.

É claro que esta não é a melhor forma de incluir diariamente leguminosas na nossa alimentação - os bolos apenas devem ser consumidos em dias de festa - mas serviu para desmistificar a ideia de que as leguminosas só são usadas nas feijoadas, nos cozidos de grão, no grão com bacalhau, etc. Diariamente, podemos incluir leguminosas, em pequenas quantidades, em pratos muito diversos: arroz de ervilhas ou feijão, sopa, empadas, tartes salgadas, empadões, caril, massas e muito mais.

Deixem aqui mais algumas ideias de como usar diariamente as leguminosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário