domingo, 11 de dezembro de 2016

11 dezembro

Hoje foi dia de experiências.

Na próxima semana vou dar uma aula na escola do meu filho mais novo (9º ano). O tema vai ser (surpreendentemente!) alimentação saudável mas vou insistir mais na importância das leguminosas. 

Porquê as leguminosas? Porque atualmente são pouco incluídas na nossa alimentação diária e porque o ano de 2016 foi declarado pela ONU como o ano internacional das leguminosas.

A primeira experiência foi fazer biscoitos com farinha de grão de bico e o mais complicado foi obter a farinha de grão porque eu queria farinha de grão previamente demolhado e cozido. As leguminosas contêm algumas substâncias designadas genericamente de antinutrientes e que podem interferir com a absorção de outros nutrientes. Estes antinutrientes são eliminados na sua quase totalidade no processo de demolha e de cozimento daí o meu "preciosismo" em querer farinha de grão cozido.

Como já tinha grão cozido congelado foi só descongelar e colocar no desidratador durante 5 a 6 horas a 65ºC. Na falta de desidratador podem colocar no forno a 100ºC até perceberem que o grão está seco. Se triturarem groseiramente o grão cozido e o colocarem num tabuleiro, o processo será mais rápido. Após a secagem, triturar muito bem até obter farinha de grão e o mais difícil já está.


Biscoitos de aveia e grão:

A receita base está publicada neste post. Fiz apenas umas adaptações:reduzi a quantidade de açúcar e margarina e substitui metade da farinha por farinha de grão.

Ingredientes: 80 g margarina, 80 g de açúcar, 1 ovo, 50 g de farinha integral, 50 g de farinha de grão e 100 g de aveia em flocos (finos).
O resto é igual ao que já está descrito e o resultado foi este: 

 
 
Um sucesso! Experimentem que vale a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário