sexta-feira, 3 de abril de 2020

Casa onde não há pão...

Ninguém vai ralhar porque não vai faltar o pão! É tão simples e fica um cheirinho em casa tão confortante que tenho a certeza não vão resistir a experimentar.

Mas, antes de mais e cumprindo a tradição dos últimos posts aqui vai a 3ª regra em tempos de crise:

Recuperar um jogo antigo que já não jogam há muito tempo

Já ensinei o meu filho mais novo a jogar Crapô (nem sabia como se escrevia esta palavra, tive de ir consultar o Dr. Google). É uma espécie de paciência mas com 2 jogadores. E como paciência é algo que vamos ter de cultivar nos próximos tempos foi um bom exercício.

Num dos últimos serões combinámos ligar com a família através do Zoom e jogar ao Stop, jogo que os netos se lembram de jogar com a avó. Estávamos em 5 casas diferentes e quando a letra sorteada foi o L todos se lembraram da profissão de "latoeiro" que a avó colocava sempre  que saía esta letra. Os netos diziam que não existia esta profissão e que a avó estava a fazer batota.

Tão bom ir buscar estas memórias!

Claro que também não foi esquecida a cor grená que a avó sempre colocava na coluna das cores sempre que a letra sorteada era o G.


E numa das janelas lá estava a minha mãe a dizer, muito convicta, que latoeiro é uma profissão e grená uma cor. Com 86 anos está bem isolada e protegida para que, nesta fase tão complicada, nada lhe "chegue".

E depois do jogo do stop foi tempo de preparar o pão.

Pão no tacho:

Ingredientes:
350 ml água
10 g de sal
300 g farinha T65
200 g farinha integral
1 colher de café rasa de levedura desidratada
1 colher de sopa de iogurte natural
Modo de preparação:
  • Colocar numa taça grande a água e o sal e mexer com uma colher de pau para dissolver o sal;
  • Adicionar as farinhas, o iogurte e a levedura;
  • Mexer com a colher de pau até a farinha estar toda envolvida;
  • Tapar e deixar a levedar durante toda a noite durante cerca de 10 horas;
  • No dia seguinte, polvilhar com farinha, retirar a massa da taça e moldar o pão sem o amassar; a massa está muito fofinha e com a ajuda de farinha enrolar o pão para dentro até ficar uma bola sem lhe retirar o ar que entretanto se formou na massa; colocar noutra taça forrada com um pano polvilhado de farinha e deixar levedar durante 1,5 h;
  • Quando faltar meia hora para a 2ª fermentação, ligar o forno a 230ºC e colocar lá dentro um tacho com tampa a aquecer (atenção que o tacho não poder ter nada de plástico ou borracha);
  • No final da fermentação o forno já deve estar a 230ºC, retirar o tacho do forno polvilhar o fundo com farinha e colocar o pão virando o pão para dentro do tacho (a parte de cima durante a fermentação fica no fundo do tacho); com uma faca bem afiada fazer um corte em cruz;
  • Levar o tacho tapado ao forno durante 30 minutos; destapar e deixar mais 15 minutos.

O problema vai ser conseguir que ninguém "ataque" o pão antes dele arrefecer. O cheirinho que fica pela casa toda não vai deixar ninguém indiferente.




Para mim, a melhor forma de comer este pão, ainda morninho, é barrado com manteiga. Que delícia!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário