Um blogue que pretende alertar para a importância de uma alimentação saudável e dar algumas dicas que ajudem a comer de forma mais equilibrada.
Saudável, saboroso, rápido e económico é o desafio!
Hoje, por todo o país, há feiras e mercados tradicionais onde se vendem os alimentos caraterísticos desta época.Estou a falar de castanhas, nozes, amêndoas, marmelos, diospiros, batata-doce, romãs e figos. E se a "tradição já não é o que era", a natureza, sábia e sensata, dá-nos nesta altura do ano estes fantásticos alimentoscheios de vitaminas, minerais e antioxidantes para preparar o nosso organismo para o Inverno que se aproxima.
Vejamos alguns:
Noz: muito rica em sais minerais (magnésio, cobre, manganésio, fósforo, ferro, cálcio e potássio), vitaminas do complexo B e fibra alimentar; tem um elevado teor de fitoesteróis que ajudam a controlar os níveis de colesterol; é um alimento muito gordo mas os ácidos gordos que contém são polinsaturados com efeitos benéficos para a saúde; por ser muito calórica deve ser consumida em porções modestas (cerca de sete nozes por dia) em saladas, iogurtes, etc.
Romã: destaca-se pelo elevado teor em polifenóis, compostos que impedem a oxidação do "mau colesterol"; muito rica em sais minerais e vitaminas;pobre em gordura e muito rica em fibras; tem um baixo valor calóricopelo que pode ser consumida sem restrição. Diospiro: fruto especialmente rico em vitaminas A e C que ajudam o nosso organismo a fortalecer as defesas; pobre em gordura; o seu valor calórico deve-se ao razoável teor de açúcar; deve ser consumido como fruta no final da refeição.
Batata-doce: fornecedor por excelência de hidratos de carbono tal como a batata, o arroz e as massas alimentícias, este tubérculo supera-os pela sua extraordinária riqueza em vitaminas A, E e C e em magnésio; isenta de gordura, a adição de um pouco de azeite na confeção deste legume ajuda a disponibilizar as vitaminas lipossolúveis (A e E); deve ser consumida em substituição da batata vulgar, arroz ou massas alimentícias. E porque ao Outono se segue o Inverno e as constipações, gripes,etc., aproveitem enquanto é tempo estas dádivas da mãe terra.
Batata-doce assada: Descascar batata-doce e cortá-la aos palitos grossos. Temperar com um pouco de sal, alecrim fresco e oregãos. Regar com um pouco de azeite, tapar com papel de alumínio e levar ao forno a 180ºC durante cerca de 40 minutos. Quando faltarem 10 min. para o final do tempo retire o papel de alumínio e regue as batatas com o líquido do assado. Sirva como acompanhamento de carne assada.
Para ouvir deixo uma Balada de Outono. Estive ali há quase 30 anos atrás...
Eu costumava embrulhá-las em papel de alumínio e assá-las, mas vou experimentar esta receita :)
ResponderEliminarBjs