segunda-feira, 4 de março de 2013

Cá em casa a carne picada é sempre "falsificada". Mas, acreditem, é coisa que não deixo por mãos alheias. Gosto de falsificar como deve ser com todos os requintes de malvadez e quando estão a comer a minha carninha faço um sorrizinho de bruxa má e digo para os meus botões "Ah, ah, nem sabem como lhes trato da saúde!" 

Para começar compro a carne de vitela numa peça inteira. A carne que se vende já picada, normalmente em "cuvetes" é uma brincadeirinha (vejam o rótulo)... eu gosto de falsificar à séria!

Pego na carne retiro as peles e gorduras, corto em cubos e pico na picadora. Num robôt de cozinha junto uma cebola média, dois dentes de alho, cogumelos (1 lata média), 2 cenouras, 1 curgete média descascada, 1 lata grande de tomate pelado e pico tudo muito bem. Deve ficar uma papinha homogénea. Coloco esta papinha num tacho largo, adiciono cerca de 40 ml de azeite e levo ao lume até cozer cerca de 5 minutos. Acrescento a carne picada (cerca de 600 g), tempero com sal, pimenta, noz moscada, orégãos e deixo cozer durante 15 minutos mexendo frequentemente. Vão sentir-se verdadeiros alquimistas, ninguém adivinha o que está nesta bolonhesa realmente falsificada.

Esta é a base para um simples esparguete à bolonhesa ou para uma cremosa lasanha que foi a opção escolhida desta vez.


Lasanha da bruxa má:

Carne à bolonhesa "falsificada"
1 embalagem de massa para lasanha fresca
Molho béchamel (ver a receita aqui)
Queijo mozarella ralado q.b.
Azeite q.b.

No fundo de um pirex colocar um fio de azeite, começar com uma camada de massa, uma de carne à bolonhesa e assim sucessivamente terminando com massa. Colocar o molho béchamel por cima polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até ficar douradinho. 

O resultado é mais ou menos este:



 e nem sabem como lhes estão a tratar da saúde!...
 

1 comentário:

  1. Que aspecto delicioso :)E eu que andava à procura de uma boa receita para fazer bolonhesa :) Obrigada e Beijocas

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário