Mostrar mensagens com a etiqueta Sobremesas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sobremesas. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O valor emocional dos alimentos

Atrevo-me a dizer (sem qualquer base científica, é apenas a minha opinião) que o Homem deve ser o único animal que come para além da satisfação das necessidades nutricionais. Não consigo encontrar exemplos de animais com obesidade ou excesso de peso, mesmo que a disponibilidade alimentar ultrapasse as suas necessidades. Um animal (dizemos nós, irracional) quando já não tem fome pára de comer. E nós? Mesmo que estejamos saciados, se nos puserem à frente um alimento de que gostamos muito, comemos! E somos nós animais racionais!... 

Os alimentos têm esta capacidade de estabelecer conosco relações afetivas: comemos porque estamos contentes, porque estamos tristes, porque correu bem o dia, porque tivemos uma má notícia, porque estamos com os amigos, etc. E quando comemos porque temos fome escolhemos o que nos pode saciar rapidamente (bolachas, bolos e outros alimentos ricos em açúcar e gordura) mas nem sempre o mais interessante do ponto de vista nutricional (muito pobres em proteína,vitaminas, minerais e fibra).

Eis outra sabedoria da "mãe natureza": nunca juntar gordura e açúcar no mesmo alimento. Na natureza existem alimentos ricos em açúcar (mel, frutos, cana do açúcar, etc) e alimentos ricos em gordura (azeitona, frutos secos, etc) mas nunca alimentos que tenham ambos em quantidades apreciáveis. O Homem junta-os frequentemente nas sobremesas. Esta que sugiro hoje foi um pouco "falsificada", mas quem consegue dizer que não era capaz de a comer?


Cheesecakes rápidos:

Misturar 200 g de framboesas congeladas com 2 colh. sopa de açúcar. Aquecer lentamente num tachinho até desfazer as framboesas e ficar com aspeto de compota ligeira.

Misturar bem 200 g de queijo creme magro com 200 g de iogurte grego com açúcar e 1/2 colher de café de extrato de baunilha.

Colocar 2 bolachas Maria ou torrada esmigalhadas no fundo de um copo, acrescentar uma camada de mistura de queijo e iogurte, uma camada de calda de framboesas, algumas framboesas inteiras e mais um pouco de bolacha esfarelada ou amêndoa ralada e torrada.



Sem sentimentos de culpa e com todo o valor emocional que carrega! 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

14 dezembro

Marmelos assados com mel e sumo de laranja:

Hoje foi dia de tratar dos últimos marmelos do quintal. Lavei-os muito bem, cortei em 4, retirei o caroço e parti em 3 cada pedaço. Foi só colocar num pirex, polvilhar com canela e regar com o sumo de 1 laranja misturado com 2 colh. sopa de mel. Vai ao forno a 180º C até estar mais ou menos assado conforme o gosto.


 Para o ano há mais...


segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Fruta "mais pra lá que pra cá"

Esta semana o maior "comedor" de fruta cá de casa esteve fora e no final da semana havia fruta já um pouco envelhecida que precisava de uma solução engenhosa. Não tinha vontade nenhuma de contribuir para isto




A redução do desperdício alimentar constitui uma responsabilidade de todos nós e um desafio diário. Ainda que pensemos que somos uma gota de água no oceano, tudo o que cada um de nós fizer para reduzir o desperdício alimentar é melhor do que não fazer nada. E se todos fizermos um pouco todos os dias, no final de um ano terá certamente um impacto positivo nestas estatísticas assustadoras.

E a fruta? Que destino levou?


Fruta velha reciclada:

Lavar a fruta, retirar caroços e cortar em pedaços grandes. Não é necessário descascar mas deve ser bem lavada em água corrente. Pode misturar todo o tipo de fruta, neste caso coloquei cerca de 10 maças, 3 bananas (neste caso descasquei e não tirei caroço como é óbvio), 4 pêras e 5 nectarinas. Gosto muito quando leva ameixas mas neste caso não tinha. Colocar tudo num tabuleiro de forno de forma a ficar espalhado. Regar com o sumo de uma laranja (não tinha e pûs limão), 1 colher de sopa de açúcar amarelo (é opcional, se a fruta for doce não é necessário), 1 colher de café de extrato de baunilha e 1 cálice de aguardente ou vinho do Porto ou outra bebida deste tipo. Misturar bem. Ficou assim:



Aquecer o forno a 150ºC e assar a fruta durante 30 minutos, mexendo de vez em quando.

Eu gosto quente, frio, simples, com amêndoa granulada por cima, com iogurte natural, enfim...




Acho que esta semana vou distrair-me e comprar mais fruta do que a que normalmente comemos. Que maçada, lá vou ter de reciclar novamente fruta velha!