segunda-feira, 11 de março de 2013

Os ovos são uma excelente alternativa à carne e ao peixe com a vantagem de serem mais económicos. As proteínas presentes no ovo respeitam a proporção e a quantidade de aminoácidos essenciais que precisamos e são de fácil digestão. Além destas vantagens, os ovos podem ser facilmente incluídos na alimentação de crianças ou idosos condicionados por dificuldades de mastigação.

Além da proteína, os ovos também são ricos em vitaminas do complexo B (B2, B6, B12), vitamina A, vitamina D, vitamina K, fósforo, cálcio, iodo, magnésio, zinco, selénio e ferro.

Pessoas saudáveis podem consumir até 1 ovo por dia, integrado numa alimentação saudável, de preferência em substituição de carnes vermelhas e enchidos. O ovo não deve ser usado como suplemento da carne ("ovo a cavalo") ou peixe (ovo cozido) mas deve constituir alternativa à carne ou peixe. Um ovo de classe M (média) tem cerca de 53 a 63 g e é suficiente para suprir as necessidades proteicas de uma refeição principal.

Os ovos têm gozado de alguma "má fama" sendo-lhes apontado um elevado teor de colesterol. De facto o ovo possuí cerca de 215 mg de colesterol (o valor máximo diário de colesterol recomendado é de 300 mg). Mas, estudos recentes, demonstram que o fator mais relevante para o aumento do colesterol sanguíneo é a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas (ex: enchidos, manteiga, queijos gordos e carnes “vermelhas”) e em gorduras trans (ex: batatas fritas de pacote, folhados, biscoitos...).

aqui deixei algumas receitas de refeições em que o ovo é o "ator principal" e que estão identificadas com a etiqueta "Nem carne nem peixe". Aqui fica mais uma.


Tortilha de espargos selvagens e espinafres:
  
1 molho de espargos selvagens ou espargos verdes em frasco;
meio saco de espinafres prontos a consumir;
100 g de batata palha;
4 ovos;
20 ml de azeite;
50 ml de leite;
sal e pimenta q.b.

Coloque o azeite numa frigideira grande antiaderente e adicione os espargos cortados em pedaços de cerca de 3 cm retirando a parte mais rija do talo. Com os espargos selvagens vou partindo à mão a partir da extremidade e rejeito quando já não consigo partir facilmente. Os espargos de frasco são totalmente aproveitados mas devem-se deixar escorrer muito bem.
Quando os espargos já estiverem cozinhados, acrescentar os espinafres e esperar que cozinhem mexendo frequentemente.
Adicionar a batata palha, envolver e acrescentar os ovos batidos com o leite e temperados com sal e pimenta a gosto. 
Deixar a parte de baixo da tortilha cozer em lume brando e coagular os ovos sem queimar. Agitar levemente a frigideira de vez em quando.
Para a virar deixar deslizar a tortilha para um prato grande, colocar a frigideira invertida por cima e virar rapidamente o prato sobre a frigideira. Levar ao lume mais uns minutos para acabar de cozer.

Resultado: uma ótima refeição completa, equilibrada, rápida e económica...
 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário