quarta-feira, 20 de março de 2013

Hoje começou a Primavera! Este ano veio um pouco mais cedo embora a chuva insista em regar hortas e pomares, o que não deixa de ser bom.

Hortaliças e legumes são alimentos a consumir em abundância e variando o mais possível. E se podemos variar!... Cenouras, alho françês, inúmeras variedades de couves, brócolos, curgete, couve-flor, nabo, alface, agrião, rúcula, espinafres, alho, cebola, rabanete, abóbora, aipo, chuchus, beterraba, tomate, pepino, beringela, pimento, nabiças,... E tenho a sensação de que me esqueci de outros tantos.

Os hortícolas são alimentos com elevada concentração de nutrientes  protetores e reguladores e fornecem geralmente quantidades relativamente reduzidas de calorias. Por tudo isto são alimentos com elevado valor nutricional essenciais numa alimentação saudável.

Quando consumidos em crú devem ser muito bem lavados, em água corrente. Quando cozinhados alguns componentes perdem-se na água de cozedura. Poderá sempre aproveitar a água de cozer os hortícolas para fazer sopas ou molhos ou, em alternativa, cozer a vapor. Não é necessário equipamentos sofisticados e dispendiosos para cozer a vapor, basta um cesto deste tipo


que se adapta a qualquer tacho ou panela vulgar.  Tem ainda a vantagem de não necessitar de adicionar sal.

Outra boa alternativa são os hortícolas congelados. Podemos tê-los sempre no congelador para utilizar nos dias em que não foi possível comprar hortícolas frescos e assim não há desculpas para não comer estes preciosos alimentos. Têm ainda a vantagem de estar já prontos a cozinhar e acreditem que as modernas técnicas de congelação não lhes roubam valor nutritivo.

Outra forma de aproveitar na totalidade o valor nutritivo dos hortícolas é consumi-los na sopa, estufados, jardineiras e caldeiradas. E por que não numa deliciosa entrada...


Dip de beringela:

3 beringelas médias, 1 pimento vermelho, 1 pimento verde, 1 pimento amarelo (os pimentos devem ser pequenos ou metade de um grande), 1 cebola, 2 dentes de alho picados, passas, 150 ml de azeite, 75 ml de vinagre (de vinho ou balsâmico ou mistura dos dois), sal e pimenta a gosto.

Cortar todos os ingredientes em cubos pequenos e colocar numa assadeira, adicionar o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta e misturar bem. Levar ao forno a 150ºC, tapado com papel de alumínio durante cerca de 1 hora. Mexer de vez em quando e 20 minutos antes do fim do tempo retirar o papel de alumínio para tostar um pouco. 
Retirar do forno e esmagar para formar uma pasta não muito homogénea. 
Servir à temperatura ambiente polvilhado com queijo parmesão ralado por cima. Comer sobre tostas.

O sabor desta entrada é uma agradável surpresa e pode repetir as vezes que quiser com gula e sem culpas.

 
E porque ainda vem mais chuva no fim de semana




6 comentários:

  1. Olá!

    Obrigada pelos biscoitos de aveia, estavam excelentes!

    Quanto aos legumes - sim, adoro :D - principalmente salteados - e no Verão ninguém me tira as saladas frias!

    p.s. - A minha mãe usa o agrião para fazer o bolo verde (fica mesmo verde!), o meu bolo favorito. Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara

      Se não for receita de família, envia-me a receita do bolo de agrião que eu publico com a devida referência à sua origem. Quem não vai gostar nada do bolo do Shrek é o meu filho do meio, torce logo o nariz.

      Beijinho

      Olga

      Eliminar
    2. Olá Olga! Tudo bem?

      A receita não tem problema nenhum, foi a minha tia-avó que era cozinheira que ensinou! Estive agora com a minha mãe a tentar ver a receita, porque como muitos bolos aqui as coisas fazem-se a olhómetro por isso espero que as quantidades estejam bem!

      Bolo Verde:

      2 chávenas de açúcar
      3 chávenas de farinha
      150 g de manteiga (nós usamos Becel culinária)
      5 ovos
      1 molho de agrião
      ½ chávena de leite

      Aparte, trituram-se as folhas do agrião com o leite.
      Bete-se o açúcar com a manteiga e depois mistura-se a mistura do agrião. A seguir, vão-se pondo os ovos alternados com a farinha um a um. Vai ao forno a 180°C.

      Aqui estamos todos rendidos, até a minha prima que tem 7 anos pediu que fosse o bolo de anos dela!

      Beijinho bom fim-de-semana *(:

      Eliminar
    3. Olá Sara

      Obrigada pela receita. Vou fazer agora na Páscoa para depois publicar com foto. Beijinho
      Olga

      Eliminar
  2. Olá Olga,

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar http://www.tudoreceita.pt/, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 140.000 receitas das páginas web e blogs mais populares de Portugal. Na página criamos a secção Top blog de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Estamos à sua disposição!

    Tudoreceita.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo convite. Vou inscrever o meu blog no vosso site web.
      Cumprimentos

      Olga Amaral

      Eliminar

Deixe o seu comentário