domingo, 11 de novembro de 2012

"No dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho." ou "No dia de S. Martinho: lume, castanhas e vinho."
Estes provérbios populares são o exemplo de como os alimentos marcam as datas do calendário e da forma como nós os usamos para assinalar a nossa cultura e tantas outras situações da vida.


As castanhas combinam com frio, chuva, lareira e são as "estrelas" dos magustos. A castanha é na realidade uma semente que se encontra no interior de um fruto (o ouriço). Embora seja uma semente como as nozes, por exemplo, tem muito menos gordura e muito mais amido (hidratos de carbono), o que lhe dá outras possibilidades de uso na alimentação. As castanhas têm cerca do dobro da percentagem de amido das batatas e são também um alimento interessante pelo baixo teor em gordura, elevado teor em fibra e proteína, além de fornecerem quantidades razoáveis de vitaminas do grupo B e vitamina C. No século XVII chegaram a ser um dos produtos básicos da alimentação dos beirões e transmontanos, em substituição do pão ou das batatas.


Podem ser comidas cozidas, assadas, fritas, como acompanhamento de pratos de carne, em sobremesas, bolos, etc.
Fornecem mais energia (quilocalorias) que o mesmo peso em batata por isso devem ser consumidas com moderação em substituição dos acompanhamentos tradicionais (batatas, arroz e massas) e não como substituto dos hortícolas.

E porque sabe bem de vez em quando quebrar as rotinas e trocar as horas ao relógio fica aqui uma sugestão para uma refeição de fim de tarde. Cá em casa dizem que é um jantar-alancharado, talvez porque começa sempre com sopa e termina com fruta. No meio:

Tostas mais simples não há:
Cortar fatias de pão caseiro e tostá-las ligeiramente no grelhador do forno. Numa taça colocar tomate cortado em cubos, alface cortada em juliana e 4 folhas de mangericão. Temperar com sal, orégãos e azeite. Colocar esta mistura sobre o pão tostado, por cima colocar uma fatia de fiambre e uma de queijo. Polvilhar com mais um pouco de orégãos e um fio de azeite e levar mais um pouco ao grelhador do forno para derreter o queijo.

Petisco ou refeição? Não interessa, saboreie e oiça. 




 

2 comentários:

  1. O que é uma alface cortada em Juliana?
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alface cortada em juliana é alface cortada em tiras finas um pouco mais grossas que as do caldo verde. O nome vem da sopa juliana que tem os hortícolas, sobretudo couve, cortada em tiras um pouco mais largas que as do caldo verde. :)

      Eliminar

Deixe o seu comentário