sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"- Mãe, e o franguinho?
- O franguinho? Que franguinho?
- Aquele franguinho que eu gosto muito! Ainda não puseste no teu blogue."

Confesso que tenho alguma dificuldade em não me alargar demasiado nas mensagens. Quando começo a escrever sobre um tema, mal dou por isso, já tenho um post enorme. Frequentemente, demoro muito mais tempo a cortar e a escolher o que deixar do que demorei a escrever. A minha preocupação é dizer tudo o que quero e há tanto para dizer!

Tudo isto porque no último post não disse tudo o que queria sobre a carne. As carnes não são todas iguais, há as denominadas carnes vermelhas (vaca, cabrito, borrego, porco) e as carnes brancas (aves e coelho). Nas carnes vermelhas a gordura encontra-se essencialmente na constituição da própria carne, é uma gordura invisível, e dependendo das peças usadas pode chegar a 30% do peso da carne. Já nas carnes brancas a gordura está essencialmente na pele e noutros locais onde é fácil visualizar e remover. As carnes brancas , quando eliminadas das gorduras visíveis, ficam com menos gordura e mesmo a que fica é mais saudável e têm menos colesterol do que a das carnes vermelhas. As carnes vermelhas deveriam ser consumidas 1 a 2 vezes por semana, as restantes refeições seriam de carnes brancas e peixe e pelo menos uma vez por semana uma refeição de ovos.

E para atender ao pedido do meu filho mais novo, aqui fica a receita do franguinho.

Peito de frango com especiarias:
Cortar 2 peitos de frango em tiras. Temperar com sal, pimenta, noz moscada, sumo de um limão, um molho pequenino de mangerona, 3 a 4 pés de hortelã picadinha e um fio de azeite. Deixe a marinar, quanto mais tempo melhor.
Numa frigideira grande ou num wook coloque um fio de azeite aqueça um pouco e acrescente o frango e a marinada. Deixe cozer até estar macio. 
Pode acompanhar com vegetais estufados e/ou cuscus (a receita destes acompanhamentos fica para um próximo post). 

 
Enquanto fazia o franguinho passou esta música  no rádio, mais uma criação portuguesa de qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário