sexta-feira, 23 de novembro de 2012


Hoje vão  precisar de uma folha de papel, algo que escreva, uma fita métrica e, para ser mais fácil, uma calculadora simples. 

Se dividirem o vosso peso em kg pela altura em metros e tornarem a dividir pela altura obtêm um valor que se denomina Índice de Massa Corporal (IMC= P / A / A ). Se este valor se situar entre 18,5 e 24,9 o seu peso é considerado normal, se obtiver um valor entre 25,0 e 29,9 está com excesso de peso, acima de 30,0 é considerado obesidade e abaixo de 18,5 considera-se magreza. Para as crianças e adolescentes até aos 18 anos a avaliação não é tão simples, o melhor será consultar os gráficos do Boletim de Saúde que lhe deram quando ele/ela nasceu e verificar se o crescimento (peso e altura) tem evoluído de acordo com um dos percentis.

A avaliação através do IMC não é muito rigorosa mas é muito simples e conduz a resultados bastante aproximados dos obtidos por outros métodos mais rigorosos.

A simples medida em centímetros do perímetro da cintura, ou seja, a medida obtida com uma vulgar fita métrica à volta da cintura ao nível do umbigo é também um bom indicador da gordura depositada nesta zona. É que esta é a gordura mais perigosa, a que vai interferir com o funcionamento de todos os orgãos abdominais. Para os homens um perímetro da cintura:
inferior a 94 - baixo risco;
entre 94 e 102 - risco moderado;
superior a 102 - risco elevado de desenvolvimento de doenças crónicas.
Para as mulheres, pela mesma ordem, os valores são: inferior a 80; entre 80 e 88 e superior a 88.

Se está dentro dos valores saudáveis, parabéns, se os números estão um pouco "escorregadios", o desafio é melhorá-los intervindo gradualmente na alimentação de forma a torná-la mais equilibrada e saudável. 

Para ajudar deixo uma entrada de pão de alho que em vez de manteiga leva iogurte. Pareceu-me ver alguém fazer uma careta! Experimentem e as caretas vão transformar-se em sorrisos...

Pão de alho com iogurte:
2 iogurtes naturais, 4 dentes de alho, 1 colher de sopa de azeite, cerca de 10 pés de coentros ou salsa picadinhos, 4 cacetinhos pequenos ou um maior, fio de azeite.
A primeira tarefa tem de ser feita com alguma antecedência. Consiste em colocar dois iogurtes naturais num escorredor de rede sobre uma taça alta, tapar e deixar a escorrer, dentro do frigorífico, de um dia para o outro (cerca de 8 a 10 horas). O volume do iogurte vai diminuir para cerca de metade e vai ficar no fundo da taça um líquido amarelado, o soro do iogurte. Pode guardar o iogurte escorrido numa caixa fechada durante 2 a 3 dias no frigorífico.


Para preparar o pão de alho, comece por descascar os dentes de alho e fervê-los  em água durante 5 minutos. Escorra e pique-os muito bem. Numa taça coloque os iogurtes escorridos, o azeite, os alhos e os coentros/salsa picadinhos. Pode colocar tudo na picadora e reduzir tudo de uma só vez a uma pasta homogénea. 
Corte o pão em fatias com cerca de um dedo de espessura mas sem as separar completamente. Barre bem dos dois lados das fatias, coloque sobre papel de alumínio, regue com um fio de azeite e feche o papel de alumínio. Leve ao forno pré aquecido cerca de 20 minutos.

 
Melhor ainda é seguir os conselhos do Vasco Palmeirim e usar pão integral.
   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário