terça-feira, 6 de novembro de 2012

Desde a década de 70 que temos em Portugal um guia para nos ajudar na escolha alimentar diária, adaptado aos alimentos que temos disponíveis e construído de forma a ajudar a superar as carências e os excessos que se verificou existirem na alimentação dos portugueses. Este instrumento de educação alimentar foi revisto em 2003 e resultou a nova Roda dos Alimentos, como hoje a conhecemos:


Tal como muitas outras criações portuguesas, a Roda dos Alimentos é genial. Na minha opinião é bem mais feliz que as pirâmides alimentares. Tem a forma do nosso prato e diz-nos o que comer e em que quantidade. Está dividida em 7 fatias, uma para cada grupo de alimentos devendo todos eles estar presentes diariamente na nossa alimentação. A dimensão de cada fatia representa a proporção em peso do contributo de cada grupo. A Roda dos Alimentos também "fala pela ausência". O facto de não incluir bolos, doces, refrigerantes, etc., significa que a ingestão destes alimentos não deve ser diária mas sim restrita a ocasiões especiais. E não vale fazer batota, nem todos os dias são especiais, pelo menos para este efeito!

Imprimam uma Roda dos Alimentos e coloquem-na na porta do frigorífico. Quando se avizinhar uma "birra" por não quererem comer os alimentos que lá estão ou por quererem comer os que lá não estão, apontem o indicador para o frigorífico e digam que a culpa é da Roda dos Alimentos. Reclamações? Cá em casa só por escrito em folha azul de 25 linhas...

Um dos nossos maiores erros alimentares é inflacionarmos significativamente a fatia da carne, peixe e ovos. Reparem no seu tamanho!

Para comer na proporção certa aqui fica uma sugestão:

Coxas de frango com mel e limão:
(para 4 pessoas)
4 coxas de frango (pode ser frango partido aos bocados), 4 dentes de alho, 2 limões, 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de sobremesa bem cheia de mostarda antiga (é um tipo de mostarda que encontram junto à mostarda tradicional), 1 colher de sobremesa de azeite, sal q.b.
Numa taça pequena coloque os alhos descascados e esmagados, o sumo dos limões, o mel, a mostarda e o azeite. Mexa bem. Coloque as coxas de frango numa assadeira com a pele virada para cima e tempere de sal a gosto. Coloque metade do preparado sobre as coxas de frango e envolva bem. Leve ao forno a 180ºC durante cerca de 40 minutos. A meio do tempo regue com o restante molho. 

Esta receita foi retirada do blogue "As minhas receitas". Acompanhe com arroz de ervilhas e cenoura, ou esparguete e uma salada. Para começar a refeição e enquanto o frango acaba de assar há tempo para a sopa...

   

1 comentário:

  1. O frango estava excelente e com um sabor intenso a mel e limão!...
    As reclamações não podem ser feitas por email? Papel azul de 25 linhas, só nos antiquários e com selo da República!

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário