segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A Roda dos Alimentos, o nosso guia para a escolha alimentar diária recomenda que guloseimas e petiscos só em dias de festa. Estamos a referir-nos a bolos, chocolates, rebuçados e outras guloseimas, salgadinhos, gelados e refrigerantes. Todos estes alimentos nos agradam imenso, têm quantidades elevadas de hidratos de carbono e/ou gorduras que são os nutrientes que o nosso organismo transforma em energia. E como o nosso organismo necessita de energia e nem sempre teve à disposição a quantidade de alimentos que hoje tem, a seleção natural foi eliminando os gastadores de energia e foram resistindo e ficando os poupadores de energia. Em conclusão: estamos programados para gostar de açúcar e gorduras, somos descendentes dos "poupadinhos" e temos uma disponibilidade alimentar como nunca houve. Ainda falta acrescentar que nós, os "poupadinhos", estamos frequentemente "cansadinhos" e mexemo-nos muito pouco. O nosso organismo que levou tantos anos a ser poupado não vai desperdiçar nada e vai guardar na forma que tem para o fazer - tecido adiposo. Ou de facto merecemos a designação de animais racionais e reaprendemos a comer ou tudo isto não vai ter um "Happy End".
 
É obvio que os alimentos dos dias de festa fazem parte dos prazeres da vida e não nos devemos privar disso mas o conceito de "dia de festa" necessita ser ajustado. De uma forma geral, todas estas iguarias que nos fazem crescer água na boca, são trabalhosas e morosas por isso mais uma razão para só as confeccionarmos nas ocasiões especiais. O grande problema é que atualmente estão disponíveis em qualquer café, supermercado, restaurante, mercearia ou mesmo máquina de venda automática a preços muito acessíveis.

Portanto:
Regra nº 1 - Guloseimas e petiscos só em verdadeiros dias de festa;
Regra nº 2 - Sempre que possível confeccioná-los em casa e não os adquirir já preparados (vão ser seguramente mais saudáveis e vai ingeri-los muito menos vezes);
Regra nº 3 - Fazer uma caminhada a seguir ao repasto vai ajudar a gastar o que ingerimos e não precisávamos.

E como esta semana houve um "verdadeiro" dia de festa cá em casa, o tradicional Bolo de chocolate assinalou a data.

Bolo de chocolate:
meia chávena de cacau magro, 200ml de água a ferver, 300g de açúcar, 175g farinha, 3 colh chá fermento, 7 ovos, meia chávena de óleo alimentar, 4 gotas de sumo de limão, sal q.b.
Ligue o forno a 150ºC. Dissolver o cacau na água a ferver, reservar e deixar arrefecer. Numa tigela grande misturar a farinha com o açúcar, o fermento e uma pitada de sal. Abra uma covinha no centro e deite o óleo e as gemas. Mexa a partir do centro e acrescente a água com o cacau dissovido. Bata tudo muito bem até fazer bolhas. À parte bata as claras com o sumo de limão. Misture lentamente as claras com a massa envolvendo bem mas sem bater.
Deite a massa numa forma bastante grande com buraco no centro, não é necessário untar a forma. Pode colocar a massa numa forma retangular ou numa forma redonda sem buraco, neste caso coloque papel vegetal no fundo da forma.
Leve a cozer ao forno pré-aquecido durante 60 minutos. No final do tempo desligue o forno deixe mais 10 minutos, retire do forno e inverta sobre o prato de servir. Acabe de desenformar depois de frio com a ajuda de uma faca fininha.
Neste caso o bolo foi coberto com creme de chocolate e polvilhado com amêndoa ralada torrada. 


Para acompanhar o bolo deixo o trailer de um filme espetacular: Charlie e a fábrica de chocolate. Se ainda não tiveram oportunidade de ver não percam, se já viram revejam.
 

4 comentários:

  1. Ao ler isto estava a ouvir a tua voz na minha cabeça. O texto é mesmo a "tua cara" ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Então e a receita do creme de chocolate? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso utilizei creme de chocolate já preparado da Nestlé (tipo lata de leite condensado). Retirei para uma taça e coloquei uns segundos no microndas para ficar com uma consistência mais mole e ser mais fácil barrar o bolo. É muito prático. Obrigada pelo alerta.

      Eliminar
  3. De qualquer modo é de ficar com água na boca só de olhar para a fotografia :-)

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário