terça-feira, 9 de abril de 2013

No dia 3 de Abril a Associação Portuguesa de Nutricionistas divulgou a seguinte notícia:



 
Este é um problema que não existe só nos EUA, também em Portugal as bebidas açucaradas têm vindo a ganhar mercado. Um estudo denominado EPIPorto revela que dos 483 entrevistados com idades compreendidas entre os 18 e 39 anos de idade, 25,6% ingerem refrigerantes pelo menos uma vez por dia. O mesmo estudo revela ainda que a frequência e quantidade média diárias de consumo de refrigerantes é superior nos indivíduos mais novos de ambos os sexos.

E o que contêm os refrigerantes?

Há uma grande variedade destas bebidas. Todas contêm água, muito açúcar e quantidades  variadas de corantes, conservantes e aromatizantes. Alguns contêm alguma fruta mas em percentagem muito baixa. Os refrigerantes fornecem aquilo que se designa como calorias vazias. Isto é, calorias sem nutrientes para além do açucar.

Os refrigerantes apresentam ainda um outro problema. É que as calorias, quando são bebidas, não saciam da mesma forma como quando são comidas. Ou seja, o nosso organismo não contabiliza as calorias que são bebidas como as calorias que são comidas. Resultado: o valor energético das bebidas não se consome em vez de outras calorias mas sim em acréscimo.

Por tudo isto, a melhor bebida para manter o nosso organismo hidratado é a água. Isenta de calorias e com uma quantidade variável de minerais, devemos ingerir entre 1,5 a 3,0 l diariamente.

Refrigerantes? Só de vez em quando e escolha o melhor entre os piores lendo o rótulo.

Alternativas saudáveis à água? Fica para um próximo post...

Para o jantar de amanhã deixo a sugestão:


Lombinhos de porco com molho de mostarda:

2 lombinhos de porco, 30 ml de azeite, 1/2 cebola pequena picada, 1 dl de vinho branco, 1 colher de sobremesa de mostarda antiga, 1 dl de natas vegetais, sal e pimenta q.b.

Coloque o azeite num tacho e deixe aquecer um pouco. Aloure os lombinhos no azeite, de todos os lados, em lume forte. Tempere com sal e pimenta, adicione o vinho branco e deixe cozer durante 15 minutos. Retire a carne do tacho e mantenha-a quente. Junte a cebola ao tacho e deixe cozer até ficar translúcida. Adicione a mostarda e as natas e mexa até o molho estar ligado. Corte a carne em fatias de 1 cm e deixe acabar de cozer durante cerca de 3 minutos no molho. Aproveite todos os sucos que a carne larga quando a fatia.


  

1 comentário:

Deixe o seu comentário