sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Já depois de ter publicado o último post encontrei esta publicação no sítio da Associação Portuguesa dos Nutricionistas:

 

Deêm uma olhadela que vale a pena.

Cá por casa, há sempre pãezinhos integrais congelados 15 minutos fora do congelador é suficiente para permitir fazer as sanduiches e até à hora do lanche da manhã acabam de descongelar e ficam ótimos. As sanduiches preferidas para o lanche da manhã são as de tomate e queijo tipo flamengo. A fruta é geralmente maçã cortada em quartos, descascada e colocada num saquinho pequeno (daqueles que se vendem em rolo para sanduiches) bem fechadinho para não deixar muito ar e a maçã não oxidar. A garrafinha de água vai sempre e o pacotinho de leite branco vai e volta muitas vezes. Não insisto muito com o leite porque o pequeno almoço já tem leite, a sanduiche do lanche da manhã também tem queijo e o lanche da tarde também inclui laticínios.

O lanche da tarde  é mais variado. Pode ter leite ou iogurte, pão ou bolachas, por vezes bôla ou um bolo caseiro.
Com o fim de semana à porta sugiro um lanche de panquecas. Acabadinhas de fazer, cobertas com molho de chocolate, compota ou lemon curd e acompanhadas com um chá ou um chocolate quente são o lanche ideal para uma tarde fria de Janeiro.

Mistura para panquecas:
Misturar muito bem numa taça 600 g de farinha de trigo, 3 colh. sopa de fermento em pó, 2 colh. sopa de bicarbonato de sódio, 1 colh. chá de sal e 40 g de açúcar baunilhado. Guardar esta mistura num frasco hermético.

Panquecas:
150 g de mistura para panquecas, 1 ovo, 250 ml de leite, 1 colh. sopa de manteiga
Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa lisa. Aqueça uma frigideira antiaderente (sem gordura) e deite 2 colh. sopa de massa para formar cada panqueca. Assim que começarem a aparecer bolhas à superfície da massa, vire-as e deixe cozer mais um pouco. Se a frigideira for grande pode fazer mais do que uma panqueca de cada vez. Cada panqueca tem cerca de 8 cm de diâmetro. Dá para cerca de 15 panquecas.
Sirva as panquecas ainda quentes com molho de chocolate, compota ou lemon curd.

Se não quiser preparar mistura de panquecas para usar posteriormente, use 1/4 dos ingredientes indicados e siga a receita das panquecas.

Lemon curd:
6 limões, 6 ovos, 120 g manteiga sem sal, 450 g de açúcar
Lave bem os limões. Num tachinho coloque o açúcar o sumo dos limões e a raspa de dois limões. Leve ao lume até dissolver tudo muito bem.
Entretanto bata os ovos com uma vara de arames. Retire a mistura de limão e açúcar do lume, deixe arrefecer um pouco e adicione os ovos batidos sem parar de mexer. Leve novamente a lume brando, mexendo sempre, até a mistura ferver e engrossar.
Retire do lume adicione a manteiga e mexa até estar toda envolvida. Distribua por frasquinhos e volte-os com a tampa para baixo durante pelo menos 30 minutos. Guarde no frigorífico.

As panquecas comeram-se tão rapidamente que não consegui tirar uma fotografia. Enviem-me fotos das vossas. Deixo aqui uma etiqueta bonita para colarem no frasco da Mistura para panquecas.  


3 comentários:

  1. estava uma delicia adorei podes fazer outra vez?
    ass:o filho guilherme

    ResponderEliminar
  2. Ontem estive a tarde toda a fazer panquecas e lemon curd, e claro, a comer.
    Só mesmo a Olga com as suas receitas maravilhosas para me levar para a cozinha.
    Quem me conhece, sabe que cozinhar é uma das atividades mais penosas para mim.
    Após ter lido a receita, andava com vontade de ir fazer as panquecas. Pois bem, ontem foi o dia escolhido.
    Dou-lhe os meus parabéns pois, conseguiu o impossivel! :)

    GL

    ResponderEliminar
  3. Olá GL. Fiquei muito contente com o seu comentário pois esse é um dos meus objetivos, levar as pessoas a cozinhar mais os seus próprios alimentos em vez de os adquirir já preparados. Os que nós cozinhamos sabemos exatamente o que têm, enquanto que os adquiridos já preparados não controlamos a sua composição além de terem vários aditivos de forma a chegarem às nossas mãos como se fossem acabados de preparar. Um beijinhos e obrigada pelo simpático comentário.
    Olga Amaral

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário