sábado, 12 de janeiro de 2013

Quando organizo as refeições da semana, a maior dificuldade que tenho é arranjar pratos de peixe que possam estar já preparados e praticamente prontos a comer à hora de almoço dos dias de semana. Esta situação acontece 2 a 3 vezes por semana, já que gosto de intercalar os pratos de carne e peixe. 


A proteína do peixe tem uma qualidade idêntica à da carne com a vantagem de ser uma proteína mais "limpa". A carne tem sempre gordura de constituição, que pode estar em maior ou menor quantidade, mas que é sempre de evitar porque é sobretudo gordura saturada. Já o peixe, além de ter menos gordura, é uma gordura de boa qualidade rica em ácidos gordos essenciais, nomeadamente ácidos gordos ómega 3, importantes para a saúde cardiovascular. 

A sugestão de hoje baseia-se num peixe gordo (cheio de ácidos gordos ómega 3) muito apreciado entre nós e que é muito prático de confecionar porque podemos tê-lo sempre disponível dentro de uma latinha bem fechada sem problemas de conservação. Qual é coisa qual é ela? O atum, é claro.


Canelonis de atum: 

18 canelonis
100 g de queijo mozarella ralado e/ou pão ralado

Recheio: 3 ovos cozidos, 2 cebolas médias, 3 dentes de alho, 1/2 pimento verde ou vermelho, 200 g polpa de tomate, 3 latas de atum em azeite

Molho bechamel: 400 g de leite, 300 g de água, 60 g de farinha, 40 g azeite, sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Recheio:
Picar os ovos cozidos na picadora ou Bimby (4 seg/vel 5). Reservar.
Picar as cebolas, o pimento e os alhos na picadora ou Bimby (6 seg/vel 5). Colocar num tacho, adicionar a polpa de tomate e o azeite escorrido das latas de atum. Deixar cozinhar durante 5 minutos. Na Bimby programar  7 min/100ºC/vel 1.
Junte o atum e os ovos picados, mexa bem e deixe cozinhar durante mais 5 minutos, desfazendo o atum com a colher. Na Bimby programar 5 min/100ºC/vel 1. Durante este tempo aumentar a velocidade para 3 durante alguns segundos para misturar melhor.  
Deixar arrefecer, colocar num saco de plástico de congelação, cortar um dos cantos inferiores do saco e encher os canelonis utilizando o saco como uma manga pasteleira. Colocar os canelonis num tabuleiro de ir ao forno untado de azeite no fundo. 

Alternativa: Em vez de canelonis pode fazer lasanha utilizando placas de massa para lasanha (gosto mais de usar as frescas). Neste caso basta colocar placas de lasanha no fundo do tabuleiro de ir ao forno, colocar uma camada de recheio, tapar com placas de massa e assim sucessivamente terminando com massa. Também pode utilizar as placas de lasanha fresca para fazer canelonis, cortando as placas ao meio, colocando o recheio no centro e enrolando como os canelonis.  

Molho bechamel:
Colocar o azeite a aquecer num tacho adicionar a farinha e logo que começar a engrossar adicionar a pouco e pouco primeiro a água e por fim o leite mexendo sempre. Temperar com sal, pimenta e noz moscada a gosto e deixar ferver um pouco para que a farinha cozinhe por completo. Na Bimby colocar todos os ingredientes para o molho bechamel no copo e programar 8 min/90ºC/vel 4.

Colocar o molho sobre os canelonis ou lasanha, colocar o queijo ralado por cima ou pão ralado ou ambos. Levar ao forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos até estar douradinho.

Como não tinha tempo para deixar arrefecer o recheio, desta vez fiz lasanha.
 

Para acompanhar, além de uma salada mista ou legumes estufados, deixo uma canção intemporal que gosto muito.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário