segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

"- Custa-me admitir mas estou com saudades de uma sopa quentinha!"
Esta foi a frase que me fez sorrir à hora do jantar, pronunciada pelo meu filho mais novo, acabadinho de chegar de um acampamento de escoteiros. Os mais cépticos, acreditem, é possível uma criança de 10 anos ter saudades de uma sopa quentinha.

E por falar em saudades, quem já tem saudades de uma filhó quentinha, acabadinha de fritar, polvilhada com açúcar e canela, sou eu... O ritual de amassar as filhós, esperar que "cresçam", estendê-las fininhas com o rolo da massa e finalmente fritá-las está programado para o próximo fim de semana. Cá em casa é assim que se fazem e levam massa de pão fresca, abóbora, sumo de laranja, azeite, aguardente, um pouco de açúcar, ovos, fermento de padeiro e farinha.

As filhós são uma das 3 a 4 vezes que faço fritos num ano. Por norma não faço, procuro confecionar os alimentos de outra maneira pois quando se vai comer fora lá vêm as "originais" batatas fritas como acompanhamento, esgotando a quota dos fritos.

No entanto, gosto imenso de pasteis de bacalhau e de pataniscas também de bacalhau o que me levou a adaptar uma receita e a fazer uns queques de bacalhau que se posicionam algures entre os pasteis e as pataniscas. Podem não ser exatamente idênticos aos originais mas têm muito menos gordura e podemos incluí-los nas refeições com mais frequência.

Queques de bacalhau:
500 g de bacalhau desfiado e congelado, 1 pacote (200 ml) de natas com baixo teor de gordura ou natas vegetais, 4 ovos, salsa picadinha, sal e pimenta q.b.
Cozer o bacalhau em água escorrê-lo e desfiá-lo bem para uma taça. Adicionar os ovos, as natas e a salsa, temperar com sal (atenção ao sal que o bacalhau já tem) e pimenta. Bater tudo muito bem com vara de arames. Untar formas de queque (costumo usar um spray para untar tornando esta tarefa muito rápida e prática, este spray costuma estar disponível nos supermercados junto às farinhas, não é muito barato mas dá para tantas vezes e é tão prático que compensa). Colocar o preparado dentro das formas, podem ficar relativamente cheias como se pode ver na fotografia.



Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 20 a 30 minutos.
Servir quentes ou frios com arroz de ervilhas e cenoura e uma salada verde.  



E para começarem a pensar nas ementas de Natal deixo um link para o sítio da Associação Portuguesa de Nutricionistas que apresenta 3 e-books com sugestões de refeições saudáveis sem perder o "sabor" natalício.

http://www.apn.org.pt/scid/webApn/defaultArticleViewOne.asp?articleID=1092&categoryID=873  

Inspire-se e tenha um Natal saudável.


1 comentário:

  1. ahahaha as filhós aqui também não podem faltar, até porque a receita já é centenária (: beijinho

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário