sábado, 29 de dezembro de 2012

Cá por casa foram tempos de grande agitação que ainda não terminaram. Férias escolares e não só, a casa cheia que se vai esvaziando gradualmente e a cozinha sempre em "produção" para manter a tradição, contentar os que nem sempre estão com o que mais gostam e garantir que todos comem o melhor possível com os exageros que a época permite mas sem esquecer o que deve fazer parte de uma alimentação equilibrada.
Este ano o cabrito assado do dia de Natal teve direito a novo acompanhamento, batata doce assada. Há sempre quem prefira a tradicional batata assada mas este novo acompanhamento, ganhou adeptos. Pode encontrar a receita aqui

Mesmo entre iguarias a que não resistimos, a forma como compomos o nosso prato pode fazer a diferença. É que uma alimentação saudável passa muito mais pela quantidade que comemos de cada alimento e de como o acompanhamos do que pelo alimento em si.

E não é assim tão difícil, a dose certa para cada um está nas suas próprias mãos:


Outra forma será compor o prato assim:


Enquanto não chega o fim de ano, deixo a receita de uma tarte salgada muito simples e rápida de confecionar. Acompanhada dos vegetais na dose certa e antecedida, obviamente, pela sopa de vegetais, constitui uma ótima refeição.

Tarte de frango e cogumelos:
1 placa de massa quebrada refrigerada, 2 peitos de frango cozidos e desfiados ou restos de frango ou perú previamente cozinhados e desfiados, 1 lata de cogumelos, 3 ovos, 1 pacote de natas com baixo teor em gordura ou natas vegetais, sal e pimenta a gosto.
Estender a placa de massa quebrada numa tarteira deixando o papel vegetal. Picar a massa com um garfo. Colocar o frango desfiado no fundo e por cima os cogumelos escorridos. Bater os 3 ovos ligeiramente, adicionar as natas, temperar de sal e pimenta e misturar ligeiramente. Colocar esta mistura sobre o frango e os cogumelos. Vai ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos, até a tarte estar cozida e tostadinha.

      
O início de um novo ano tem cheiro e sabor a recomeço onde cabem planos e sonhos que se pretendem concretizar. Para trazer um pouco de inspiração deixo a canção "Over the raibow" na versão original e votos de que 2013 nos surpreenda pela positiva. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário