domingo, 9 de dezembro de 2012

Como referi no post anterior a ementa desta semana já foi feita assim como as compras. Vamos ter:

2ª feira:
Almoço - Pá de porco assada no forno com arroz branco e esparregado de espinafres (a carne foi assada no domingo, o arroz e o esparregado foram feitos para o almoço de domingo em dose dupla)
Jantar - Massinha de peixe
3ª feira: 
Almoço - Arroz de pato (foi feito 2ª feira ao jantar)
Jantar - Queques de bacalhau com brócolos gratinados.
4ª feira:
Almoço - Massinha de peixe
Jantar - Bifinhos de perú com sopa de cebola e puré de batata
5ª feira:
Almoço - Arroz de pato
Jantar - Salmão grelhado com batatinhas "noisettes" e legumes estufados
6ª feira:
Almoço - Queques de bacalhau com brócolos gratinados   
Jantar - Há restinhos de várias refeições, dia livre, cada um escolhe o que lhe apetecer.

Também já há uma alface lavada e arranjadinha, à qual escorri muito bem a água naquelas centrífugas próprias para salada, e que guardei num saco de plástico para alimentos retirando o mais possível o ar. Comprei igualmente uma embalagem de rúcula já pronta a consumir. É só compor o prato com alface e/ou rúcula e temperar. A sopa vai-se fazendo ao longo da semana sempre que faz falta o que significa 3 a 4 sopas semanalmente e a fruteira está a abarrotar de fruta.

Faltam as receitas, eu sei, vou tentar publicá-las rapidamente.

Hoje ao jantar vai ser sopa de legumes


(não desistam, eles lá no fundo sabem que precisam da sopa para serem saudáveis e que gostam deles quando os obrigam a comê-la)
e um prato, ideal para um jantar de domingo, que fiz há umas semanas e que os "índios" cá de casa me pediram para repetir hoje.

Ovos no forno com fiambre e queijo:
(por pessoa)
Unte uma forminha (ramequim) com um pouco de azeite. Coloque no fundo uma fatia de fiambre cortada em tirinhas finas ou cubos. Abra um ovo e coloque-o sobre o fiambre. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Coloque queijo mozarella sobre o ovo de forma a não tapar a gema (cerca de 50g) e termine com cerca de 40 ml de leite. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 10-15 minutos. Os ovos devem ficar com a clara cozinhada e a gema ainda cremosa. Sirva com tiras de pão torrado.
(adaptado do blogue "As minhas receitas") 
 

4 comentários:

  1. Humm deve ser tão saboroso quanto simples. O ramequim é boa ideia pois dá mesmo um toque pessoal e gourmet! Tem ainda mais sucesso por isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, os mais novos ficam todos vaidosos por terem um só para si, igual ao dos adultos. Só é preciso cuidado para não se queimarem.

      Eliminar
  2. Fantástica ideia que dás..... tambem funciona quando experimentamos em casa.... ou tem imensos troques....hummm. hummm

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário