sábado, 25 de abril de 2020

A seguir ao pão vem o "conduto"

Quando se fala de peso corporal todos temos noção de que o valor que a balança nos mostra é o que resulta do que se ingere e do que se gasta. Se comemos mais do que gastamos, engordamos; se gastamos mais do que ingerimos, emagrecemos.

Esta "matemática" não é assim tão simples porque 100 kcal de maçã não é o mesmo que 100 kcal de açúcar. No primeiro caso são 100 kcal que trazem associadas vitaminas, sais minerais e fibras (100 kcal muito interessantes do ponto de vista nutricional) e no segundo caso são 100 kcal de hidratos de carbono simples (kcal monótonas e sem graça).

Quer isto dizer que, e aqui vem a 4ª regra em tempos de quarentena:

Se nos mexemos menos é imprescindível ingerir menos energia para que o nosso peso não aumente

Mas é importante manter a diversidade nutricional dos alimentos: menos kcal com mais diversidade de nutrientes.

Como? É simples! Incluir sopa em todas as refeições principais, vegetais como acompanhamento, fruta,... Usar e abusar dos alimentos do Reino Vegetal.

Além desta recomendação geral há outras escolhas menos óbvias que poderão ajudar. Por aqui temos acompanhado o pão com um "conduto" que se adequa melhor a este conceito: queijo fresco. Menos calórico que o queijo curado mas mantendo todas as vitaminas, cálcio e proteína.

Como agora não dá para o ir comprar frequentemente tem sido feito em casa da seguinte forma:

Queijo fresco:

Ingredientes:
1 l de leite pasteurizado (leite do dia)
1/2 chávena de leite em pó
1 colher de sopa rasa de sal (não é engano!)
30 gotas de coalho líquido

Modo de preparação:

  • Dissolver o leite em pó no leite. O leite deve ser leite do dia (encontra-o refrigerado; o leite UHT que não necessita de conservação em refrigeração não dá). O leite em pó pode ser dispensado, o queijo ficará menos consistente. Como gosto de o cortar à fatia, utilizo sempre leite em pó.
  • Aquecer no microndas durante 4 min na potência 750W.
  • Adiconar o sal e as 30 gotas de coalho líquido. O coalho compra-se nas farmácias. Também há em pó mas gosto mais do líquido, doseia-se melhor. Telefonem previamente para a farmácia para saber da disponibilidade deste produto. Nem sempre têm porque é muito pouco solicitado.
  • Deixar cerca de 1 h para coagular e arrefecer completamente.
  • Cortar a coalhada com uma faca e esperar cerca de 15 min.
  • Colocar a coalhada a escorrer num coador, agitando e inclinando o coador para que saia o mais posível do soro que se vai libertando.
  • Colocar num aro ou molde para queijo e deixar no frigorífico durante umas horas (4 a 5) para libertar o soro.








Não poderia terminar sem desejar a todos um bom dia da Liberdade. O Serviço Nacional de Saúde foi um dos "filhos" da Revolução de abril. Há um antes e um depois do dia 25 de abril de 1974.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário