quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Um clássico COM mas que parece SEM

- Mãe, o que é o jantar?
- Sopa de legumes e bacalhau à Brás com salada de alface e tomate.
- Bacalhau? Não gosto do teu bacalhau à Brás, gosto mais do da escola.
- Porquê? O que é que tem o bacalhau à Brás da escola que o meu não tem?
- O da escola não tem bacalhau e o teu tem muito bacalhau. Não gosto de bacalhau.
- Pois, mas hoje é bacalhau à Brás. Se não gostas comes menos...

Esta foi a conversa da última vez que fiz bacalhau à Brás mas não se vai repetir, garanto, pois agora já sei fazer bacalhau à Brás com bacalhau mas que parece bacalhau à Brás sem bacalhau.

Passo a explicar:


Bacalhau à Brás:

1 cebola média,
2 dentes de alho
2 colh. sopa de azeite,
cerca de 400 g de bacalhau sem peles e espinhas,
160 g de batata frita palha
4 ovos,
3 colheres de sopa de leite,
1 molho de salsa,
sal q.b.

Picar a cebola e os dentes de alho bem picadinhos, colocar numa frigideira grande antiaderente com o azeite e deixar fritar um pouco até a cebola estar translúcida. Adicionar o bacalhau desfiado e meia chávena de água. Mexer com colher desfazendo o bacalhau à medida que vai cozendo. A água vai facilitar a cozedura do bacalhau ficando bem desfeitinho sem ficar fibroso pois este é um dos problemas do bacalhau.

Ao mesmo tempo colocar água a ferver (cerca de 1,5 l) num recipiente ou na chaleira. Colocar as batatas fritas num escorredor de legumes e regar as batatas fritas com a água a ferver. Deixar escorrer bem e evaporar a água. Esta "lavagem" vai retirar sal em excesso às batatas e vai também arrastar alguma gordura que as batatas absorveram durante a fritura. Esta simples operação vai tornar o nosso prato mais saudável: menos calórico e menos rico em gorduras más.
 
Quando a água tiver evaporado e o bacalhau se apresentar bem desfeitinho, adicionar as batatas e envolver. Numa taça bater os ovos com o leite e com a salsa picadinha. Adicionar à mistura de batata e bacalhau e mexer para misturar e coagular os ovos. Retificar de sal, se necessário. Pode deixar mais ou menos cozinhado conforme o gosto. Para as crianças pequenas convém deixar cozinhar bem os ovos pois assim garantimos que não são veículo de microrganismos patogénicos. Para os mais crescidos, que já têm mais defesas, pode deixar mais cremoso e húmido.

Resultado final: 

- Este bacalhau parece o da escola... não puseste bacalhau...




2 comentários:

  1. Os olhos também comem lá está ela via bacalhau a mais ahah. Ficou muito bom se os pequenos gostam é o que importa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de os ir "enganando" com aquilo que lhes faz bem.

      Eliminar

Deixe o seu comentário