terça-feira, 7 de outubro de 2014

Calorias negativas e bolo crumble de ruibarbo e frutos vermelhos

Já concerteza ouviram falar de "calorias negativas". Este conceito é no mínimo estranho e só me faz lembrar quando os alunos me perguntam se este ou aquele alimento faz emagrecer. Esta simples pergunta dá logo conversa para uma boa parte da aula porque há muitos fatores a ter em conta: que quantidade de alimento, como é a restante alimentação, que exercício físico se pratica, etc. Assim como também não há nenhum alimento que engorde por si só, tudo depende dos mesmos fatores. Em suma, isto da alimentação não é branco ou preto. O melhor é ser o mais colorido e variado possível. 

Mas voltando às "calorias negativas". Quando comemos um alimento, o processo de o mastigar, engolir, digerir e absorver requer alguma energia para que todo o aparelho digestivo funcione. Se um determinado alimento pudesse gastar mais energia em todos estes processos do que a energia que ele próprio fornece, teríamos um alimento com calorias negativas. No absoluto, é este o conceito de calorias negativas e está associado a alimentos que fornecem muito poucas calorias como por exemplo a beringela, cogumelos, aipo, pepino, curgete, alface, couves, abóbora, cenoura, nabo, salsa e também alguns frutos como os morangos, frutos vermelhos e a melancia. Todos estes alimentos fornecem menos de 50 kcal por 100 g de alimento, pois a maior parte do seu peso é água e fibras.

De qualquer forma nunca seria possível que a nossa alimentação fosse constituída apenas por este tipo de alimentos. O nosso organismo também precisa de proteína e alguma gordura que está praticamente ausente nestes alimentos. Portanto, a solução para perder peso não passa por aqui.

Mas não desanimem! A aritmética da alimentação não é difícil. Vou explicar:

- Só perdemos peso se gastarmos mais do que ingerirmos, certo?
- Não há alimentos que gastem mais do que fornecem mas há alguns que não andam muito longe;
- Se esses alimentos forem uma percentagem significativa da nossa alimentação, sem esquecer outros que são essenciais (basta olhar para a Roda dos alimentos AQUI) e
- Se começarmos a gastar mais, fazendo exercício físico

O resultado é: CALORIAS NEGATIVAS


E hoje deixo um bolo que leva dois ingredientes que estão no grupo dos menos calóricos mas que, nem por isso, o resultado final deixa de ser um docinho bem guloso.


Bolo crumble de ruibarbo e frutos vermelhos

Colocar 70 g de frutos vermelhos a descongelar, neste caso fiz com morangos.
Untar uma forma pequena (quadrada de 18X18 ou redonda com cerca de 20 cm de diâmetro) com margarina.
Ligar o forno a 180ºC.

1.  Crumble
Misturar 70 g de margarina com 1/2 chávena de açúcar mascavado ou amarelo e 3/4 chávena de farinha sem fermento. Amassar com os dedos até obter uma textura de migalhas grossas. Reservar no frigorífico.

2. Camada intermédia
Lavar e cortar 200 g de talos de ruibarbo em rodelas (o meu ruibarbo veio DAQUI). Numa taça misturar o ruibarbo com os morangos, 1 colher de sopa de açúcar amarelo e 1/4 chávena de farinha. Reservar.

3. Bolo
Noutra taça bater bem 100 g de margarina com 1 chávena de açúcar amarelo. Juntar 3 ovos, um de cada vez (os ovos vieram do mesmo local do ruibarbo). Acrescentar 1 chávena de farinha sem fermento, 1/2 colher de chá de fermento em pó e uma pitada de sal. Mexer apenas para misturar os ingredientes.

Colocar na forma untada primeiro o bolo, por cima a mistura de fruta e ruibarbo e por fim a massa de crumble. Vai ao forno cerca de 50 minutos até estar dourado. Se espetar o palito vai sair húmido.

A receita foi encontrada AQUI.

O resultado foi este:

  
Cuidado, são calorias positivas mas podem transformá-las em negativas com uma boa caminhada.

 

2 comentários:

Deixe o seu comentário