quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Um dos alimentos que mais se desperdiça é o pão. Todos gostam do pão fresquinho, ou seja, quentinho. Por isso, passar na padaria ao fim da tarde, antes do regresso a casa, e trazer um pãozinho da fornada da tarde, ainda quente, é uma tentação. Apetece dar-lhe logo uma dentada tal é o cheirinho que emana. Os restos do pão do dia anterior acabam por ficar esquecidos até que um Sr. Bolor se instala comodamente e aí lá vai o pão para o caixote do lixo.

Já foi assim cá em casa mas agora não se desperdiça nada. O ritual de passar na padaria ao fim da tarde mantém-se mas o que sobra do pão é logo fatiado e congelado.

Como se usa o pão congelado?

  • Os lanches que é preciso levar para a escola no dia seguinte são feitos com este pão ainda congelado. Desde que são preparados até serem comidos, a meio da manhã, o pão descongela e fica ótimo.
  • As torradinhas da manhã também são feitas com pão congelado. Diretamente do congelador para a torradeira. Perfeitas!...
  • Quando se liga o forno para um cozinhado, retira-se o pão do congelador durante cerca de meia hora, corta-se em cubinhos e coloca-se num tabuleiro do forno até estar tostadinho. Estes croutons são muito bons em sopas ou saladas.
  • As partes mais irregulares podem ser trituradas isoladamente ou com coentros e alho ou ainda com outras ervas aromáticas (oregãos, tomilho, salsa). Tritura-se ainda congelado e vai ao forno num tabuleiro, bem espalhado, para secar e tostar um pouco. Guarda-se num frasco hermético e usa-se como o pão ralado. Eu gosto dele com uma textura mais grosseira que o vulgar pão ralado de compra.  

Como vêm, não se consegue desperdiçar pão cá em casa. Pelo contrário, já tenho comprado pão com o objetivo de o congelar ou ainda fazer pão para fatiar e congelar.

Um dos destinos do pão ralado são estas deliciosas e rápidas almôndegas de salsicha de perú. Mais saudáveis que as almôndegas de vitela ou porco e não menos saborosas.


Almôndegas de salsicha de perú em molho de tomate:

8 salsichas de perú, pão ralado q.b., 20 ml de azeite, molho de tomate (receita AQUI)

Retirar a pele exterior das salsichas e dividir cada salsicha em 4 partes iguais. Com a ajuda de pão ralado moldar almôndegas redondinhas. Envolvê-las bem em pão ralado e reservar. Preparar desta forma todas as salsichas. 
Numa frigideira larga e alta colocar o azeite, deixar aquecer e colocar as almôndegas virando frequentemente até estarem douradas a toda a volta. Adicionar cerca de 300 ml de molho de tomate já preparado  e deixar ferver cerca de 5 minutos. 
Está prontinho a servir sobre um arroz branco. 







 Rápido, não é?

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Susana
      È muito rápida e, para mim, a melhor forma de comes salsichas frescas pois não sou muito adepta.
      Já visitei o teu blogue e gostei muito. De vez em quando vou lá espreitar.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que rica mão cheia de dicas excelentes. Todas elas de 5 estrelas! Parabéns Olga.
    Mom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. É que este nosso pãozinho alentejano não se pode desperdiçar, nem uma migalhinha... Bjs

      Eliminar
  3. Muito boa esta sugestão de aproveitamento de pão. As almondegas devem ser deliciosas... vou experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas almôndegas são normalmente do agrado dos mais novos. Cá em casa é sucesso garantido. Bjs

      Eliminar
  4. Também costumo congelar pão fatiado. É ótimo para preparar bruschettas italianas que sirvo como entrada. Os miúdos adoram.

    Beijinhos Nanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom! Mais uma sugestão a registar, obrigada. Bjinhos

      Eliminar

Deixe o seu comentário