quarta-feira, 25 de setembro de 2013

10000 visualizações...Uau!...
Quando comecei este blogue, há quase 1 ano atrás, não sabia se alguém teria interesse em ler o que eu tinha vontade de escrever. Não queria criar mais um blogue de receitas porque, nesse universo, há blogues muito bons, com ideias fantásticas. O que eu queria mesmo era alertar para a importância de uma alimentação saudável e partilhar como, no dia a dia, tento cuidar o melhor possível da alimentação da minha família.

Estas minhas preocupações surgem um pouco por deformação profissional, pois lecciono Nutrição e Microbiologia, mas também porque me apercebo, em conversas com alunos, colegas e amigos, que é muito fácil fazer uma alimentação desequilibrada. Ainda há muito desconhecimento e muitas ideias erradas do que é comer de forma saudável e da importância que isso tem no nosso estado de saúde (ou doença!)

Nesta lufa-lufa do dia-a-dia é preciso recuperar as refeições em família, o hábito de cozinhar, a curiosidade por novos ingredientes, a sazonalidade de alguns alimentos e o gosto de transformar ingredientes naturais em refeições recorrendo o menos possível a alimentos processados.

Dá trabalho? Dá.
Leva tempo? Leva.
Vale a pena? Vale.

Para mim, as características de uma boa receita são: não ter muitos passos na preparação, não levar muitos ingredientes, não usar muita loiça, não incluir nem muito açúcar nem muita gordura. Normalmente gosto de pratos de forno e raramente faço fritos.  

Com certeza que se está a lembrar de algumas receitas que encaixam neste perfil e que é hábito fazer. Partilhe aqui nos comentários.

Hoje para comemorar as 10000 visualizações deixo um docinho simpático, saboroso e vistoso. 


"Up side down" de ananáz:

1 lata pequena de ananáz, de preferência em sumo natural; 3 ovos, 125 g de margarina, 125 g de farinha para bolos, 125 g de açúcar.

Forrar uma forma redonda (pode ser uma tarteira) com papel vegetal, untando um pouco o papel com margarina.  Polvilhar com um pouco de açúcar e colocar as rodelas de ananáz no fundo sem sobrepor. Misturar a margarina com o açúcar, os ovos inteiros e a farinha e colocar sobre a fruta. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até o bolo estar cozido e dourado. Deixe arrefecer um pouco e desenforme ficando para cima o fundo com a fruta. 
Em vez de untar o papel com margarina e polvilhar com açúcar pode colocar um pouco de caramelo líquido sobre o papel vegetal antes de colocar as fatias de ananáz.


Demorei um pouco mais a ir buscar a máquina fotográfica, quando cheguei já estava assim.

Não se esqueçam! Partilhem aqui receitas aí de casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário