quinta-feira, 13 de junho de 2013

Tão importante como o valor nutricional é a qualidade higiénica dos alimentos que consumimos. Esta preocupação é geralmente controlada pela leitura do prazo de validade mas há que respeitar algumas regras simples de conservação dos alimentos.

A qualidade higiénica dos alimentos começa nas compras. Em primeiro lugar devem colocar-se no carrinho as compras que não necessitam de condições especiais de conservação, ou seja, todos os alimentos que estão acondicionados nas prateleiras do supermercado à temperatura ambiente. Só a seguir devem ser recolhidos os alimentos refrigerados (leite do dia, iogurtes, queijo, fiambre, etc) e por último os congelados. O ideal seria transportar os refrigerados e os congelados em sacos térmicos mas, se não decorrer mais de 15 a 20 minutos até chegarmos a casa, podemos transportá-los em sacos normais. Em casa fazemos pela ordem inversa, primeiro arrumamos os congelados, a seguir os refrigerados e por último os alimentos que não necessitam de conservação no frio.

A organização dos alimentos no frigorífico deve ter em consideração que a temperatura no seu interior não é homogénea. Deve consultar as instruções do frigorífico para saber como funciona o seu, mas de uma forma geral, a zona intermédia é a mais fria. Nesta zona deve colocar: carne, peixe, saladas, sobremesas,  e queijo fresco. A zona superior, um pouco menos fria, serve para acondicionar iogurtes, compotas,  queijo curado e pratos já cozinhados devidamente acondicionados. Nas zonas inferiores devem ser colocados produtos em fase de descongelação e nas gavetas inferiores os hortícolas, fruta e leguminosas frescas. Na porta do frigorífico têm lugar o leite, os ovos, a manteiga e as margarinas. O frigorífico não deve estar demasiado cheio para permitir a circulação do ar frio e a adequada conservação dos produtos.


Lombinhos de salmão embrulhados em alho françês:

Temperar os lombinhos de salmão com sal, pimenta e sumo de limão. Abrir a parte branca de um alho françês, só de um lado, separar em folhas e cortar ao comprimento dos lombinhos. Enrolar o peixe em duas folhas de alho françês e atar com fios feitos das folhas verdes. Fica assim:

Colocar um fio de azeite numa frigideira antiaderente e colocar os embrulhos de salmão. Deixar cozinhar bem de ambos os lados.


Neste caso foram acompanhados com cubinhos de batata no microndas.

2 comentários:

  1. Olá!
    Os lombinhos parecem mesmo bons, adoro salmão e nunca experimentei assim, fiquei já com a ideia!

    Quanto aos fechos, estes foram a minha mãe que mos comprou mas costumo comprar no Martim Moniz, numa loja que há lá que tem imenso material deste género. De qualquer maneira, hoje em dias as retrosarias e algumas lojas de conveniência costumam ter uma zona de material para trabalhos manuais e estes fechos costumam estar lá sempre. Os que eu uso são de coser mas também há uns de colar (os acabamentos acabam por ficar com melhor aspecto) que também são fáceis de colocar depois posso enviar um tutorial se for preciso (:

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Sara, vou procurar aqui em Beja, pode ser que encontre. Beijinhos
    Olga Amaral

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário