terça-feira, 18 de junho de 2013

O ano letivo terminou e na escola do meu filho mais novo teve um final em grande com um concurso de SOPAS. É isso mesmo! Sopas...

O diretor de turma trabalhou este tema durante o ano e culminou com uma apresentação de 22 sopas, uma por cada aluno. Cada um levou uma sopa, fez um pequeno discurso sobre a mesma e apresentou a sua sopa numa mesa decorada a condizer. Resultado: 22 mesas decoradas, cada uma com uma sopa e pais e professores de tigela na mão a degustar as iguarias.

Todos eles estiveram à altura do desafio e argumentaram convictamente a importância da sopa na alimentação. Estas crianças não se vão esquecer, nunca mais, que fizeram um concurso de sopas no 5º ano e especialmente porque é que foi um concurso de sopas e não de outra coisa qualquer. São estas aprendizagens experimentadas e vividas que ficam mais entranhadas e deixam marcas (boas).

E, nestes tempos em que se põe tanto em causa o trabalho dos professores, é preciso salientar estas iniciativas tão importantes e originais que se multiplicam por esse país fora e que passam despercebidas aos nossos governantes que nos transformam em meros números. Enfim, muito mais havia a dizer...

Portugal apresenta mais de metade da população com excesso de peso (5 milhões de portugueses). Nos mais pequenos, 30% das crianças apresentam excesso de peso e mais de 10% são obesas. A "ajudar" este cenário, a situação de crise económica arrasta as famílias para uma alimentação barata, saciante, saborosa mas desiquilibrada. É preciso urgentemente ensinar as famílias, sobretudo as que incluem crianças, a comer bem gastando pouco e isso é possível. A sopa é uma das soluções!

Parabéns ao Prof. António Gonçalves pela iniciativa tão importante e original. Tenho a certeza que estas crianças serão adultos mais conscientes do que é uma alimentação equilibrada e a "culpa" foi do diretor de turma que tiveram no 5º ano. 

O júnior cá de casa levou para o concurso um creme de beterraba, mais conhecido por "sopa para vampiros".


Creme de beterraba:

1 beterraba, 3 batatas médias, 1 curgete média, 1 cebola, 2 cenouras, 1 lata pequena de grão cozido, 2 colh. sopa de azeite.

Descascar todos os legumes e lavá-los muito bem. Cortar em pedaços e colocar numa panela. Acrescentar o grão cozido e água até tapar todos os ingredientes. Levar ao lume e deixar cozer durante 30 minutos. Fora do lume adicionar o azeite e triturar muito bem com a varinha mágica ou num copo de sumos. Servir polvilhado com cebolinho cortado fininho e quadradinhos de pão tostados no forno.

(neste caso levou só uma folhinha de hortelã)
 




2 comentários:

  1. Parece que o Francisco tem uma sopa nova para experimentar :) obrigada

    ResponderEliminar
  2. Sopa no Francisco, perdão, sopa para o Franciso... Bjs

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário