quarta-feira, 29 de maio de 2013

"Lixo alimentar

Não, não são os desperdícios da refeição ou as cascas que sobram quando fazemos sopa. Lixo alimentar são produtos, normalmente com muito bom aspeto, que encontramos expostos e bem à vista nas prateleiras do supermercado. São produtos alimentares que não têm qualquer valor nutricional e que apenas fornecem calorias, às quais chamamos calorias vazias.

Estes produtos são especialmente ricos em gordura e em açúcar mas além destes nutrientes pouco mais têm. Fornecem uma quantidade muito elevada de calorias, muito mais do que as necessárias para o estilo de vida que levamos, e como o nosso organismo não desperdiça nada, guarda as que sobram na forma de tecido adiposo. Pois é... O nosso organismo levou milhares de anos a otimizar este processo de reserva e não vai abdicar dele de um dia para o outro! 

Teremos mesmo é de abdicar do lixo alimentar. Alguém gosta de lixo? Refrigerantes, salgadinhos, produtos de pastelaria e confeitaria? Está bem!... Um bocadinho de lixo alimentar de vez em quando pode ser... Mas só de vez em quando!

Há sempre alternativas ao lixo alimentar, mais saudáveis, igualmente saborosas e que nos deixam a mesma sensação de conforto e saciedade.

Para mim, este Crumble de maçã servido morno e acompanhado de iogurte grego, é uma das minhas sobremesas preferidas. E, como a Primavera continua envergonhada, continua a ser um ótimo final de refeição.


Crumble de maçã:

6 a 8 maçãs reinetas ou outra variedade (eu gosto mais com maçãs reinetas), 100g de farinha sem fermento, 100g flocos de aveia, 80g margarina amolecida, 80g de açúcar amarelo, 50g de amêndoa triturada e canela q.b.

Descasque as maçãs, corte aos cubinhos pequenos ou rodelas finas e coloque no funda de um pirex ou tarteira de vidro. Espalhe a amêndoa por cima e polvilhe com canela a gosto. Numa tigela misture todos os restantes ingredientes até ficar com o aspeto de migalhas grossas. Coloque por cima da maçã e leve ao forno previamente aquecido a 150ºC até a camada superior estar tostadinha (cerca de 30 min).


 

Servir morno com iogurte grego ou gelado de baunilha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário