terça-feira, 16 de abril de 2013

As gorduras não são "as más da fita". Quando se trata de alimentação, como em quase tudo na vida, o equilíbrio e o bom senso são a escolha mais acertada. 

As gorduras são importantes porque são nutrientes energéticos e a energia é necessária para todas as funções do nosso organismo. Claro que há outros nutrientes energéticos, nomeadamente os hidratos de carbono, e por isso mesmo não precisamos incluir grandes quantidades de gordura na nossa dieta. Tanto mais que os nossos gastos de energia são modestos: deslocamo-nos maioritariamente de carro, temos as tarefas facilitadas e o comando da televisão "impede-nos" de nos levantar do sofá para mudar de canal.

No entanto, as gorduras são necessárias não só pelo seu valor energético mas também porque fornecem ácidos gordos essenciais que não podem ser sintetizados pelo nosso organismo e são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes e para a manutenção do estado de saúde dos adultos. São também o veículo para a ingestão das vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E, K) e possuem grande capacidade de saciar o apetite, contribuindo assim para a diminuição da quantidade de alimentos consumidos. 

Nas minhas "experiências culinárias", e porque sou de opinião que a cultura gastronómica que nos foi legada é um património a preservar,  tenho por objetivo manter o sabor tradicional dos alimentos adaptando as receitas de forma a torná-las mais saudáveis. A receita tradicional é guardada para "de vez em quando" e, no dia-a-dia, adaptamos a receita de forma a torná-la mais saudável, mais rápida e prática. E foi assim que surgiu esta versão de filetes de pescada fritos, que de frito não têm nada.
 
 
Filetes de pescada no forno:
 
Filetes de pescada ou outro peixe;
Azeite q.b.;
Tomilho fresco;
Pão ralado;
Sal e pimenta q.b.
 
Se os filetes forem congelados, deixar descongelar de um dia para o outro no frigorífico. Colocar um fio de azeite no fundo de um pirex e colocar os filetes espalhados numa só camada. Temperar com sal e pimenta a gosto. Colocar tomilho fresco e salpicar com vinagre balsâmico. Tapar os filetes com pão ralado, de preferência grosseiro, e regar com um fio de azeite. Levar ao forno já aquecido a 150ºC durante cerca de 20 minutos. Servir de imediato.
 
O tomilho fresco é de um vasinho que comprei num supermercado e que se tem mantido bonito e viçoso no parapeito da janela da cozinha. É só regar de vez em quando.
O pão ralado faço com sobras de pão rijo que corto em cubinhos e congelo. Quando tenho uma quantidade razoável que dê para um tabuleiro do forno, trituro o pão grosseiramente na picadora e levo ao forno a 120ºC para retirar a humidade, mexendo de vez em quando. Depois de bem sequinho é só guardar à temperatura ambiente num frasco bem fechado. 
 
O acompanhamento foi arroz de couve; fica para um próximo post.
 

 

 

2 comentários:

  1. Olá!
    A ideia de fazer o pão ralado é excelente, nunca tinha pensado nisso :D Eu agora gosto muito de "adrabar" os nuggets de frango, faço nuggets de cornflakes no forno, é só passar o peito de frango por ovo, farinha e depois pelos corn flakes triturados e levar ao forno só com um fiozinho de azeite por cima; Fica com o crocante do frito, mas sem ser frito!

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara
    Os corn flakes também são boa ideia tenho de esperimentar. Bjinhos
    Olga

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário