sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sopa...
A Mafalda do Quino é, sem dúvida, a minha personagem favorita da banda desenhada: a menina contestatária que odeia sopa. Neste último aspeto não estamos de acordo. Eu sou uma acérrima defensora da sopa.
Uma alimentação equilibrada deve incluir, diariamente, cerca de 400g de produtos hortícolas. Mesmo que acompanhemos o prato principal com vegetais crus ou cozinhados, muito dificilmente chegaremos a esta quantidade de hortícolas sem incluirmos sopa na ementa diária. E atenção que canja não é sopa, é canja.
A sopa tem diversas vantagens: quando ingerida no início da refeição prepara o estômago para o resto dos alimentos; ajuda-nos a ficar saciados com poucas calorias; os sais minerais e as vitaminas que se perdem na cozedura dos vegetais ficam contidos na sopa o que a torna num alimento muito rico em nutrientes essenciais.
Cá em casa a sopa tem sempre batata (pouca), cebola e cenoura. A estes vegetais acrescenta-se o que a época dá ou a arca tem congelado: curgete, nabo, abóbora, alho francês, feijão verde, espinafres, couve flor, beringela, couves várias, chuchus, alface, salsa, coentros, etc. Por vezes também entram as lentilhas, feijão, grão ou ervilhas. Normalmente, depois de cozidos com um pouco de sal, é adicionado um fio de azeite e tudo é transformado num creme, cuja cor depende dos ingredientes. A esta sopa os meus filhos batizaram de "sopa sem nada" e sempre foi a preferida.
Eis outra vantagem da sopa, ou melhor a "magia" da sopa: inclui alimentos que, individualmente, muito dificilmente os mais novos comeriam, até nós lhes torcemos o nariz...
Pois é, normalmente as crianças odeiam sopa!





Não desistam, um dia eles vão render-se, experiência própria! Tenho a certeza que a Mafalda, atualmente mãe de filhos, lhes dá sopa todos os dias.
E quem consegue resistir a uma sopa quentinha e a fumegar nos dias frios que já se instalaram no calendário?





Para ouvir a comer a sopa


1 comentário:

  1. DESCULPEM!!??? A MAFALDA NUNCA! REPITO, NUNCA!! DARIA SOPA A UM FILHO!!
    CONSIDERO A ACERSÃO BASTANTE LESIVA DOS PRINCÍPIO MORAIS BÁSICOS DAS MAIS FIRMES CRENÇAS MAFADÍSTICAS!!
    Tirando isso, claro que os putos cá em casa tb comem sopa ;-). Sob protesto, claro. São o meu orgulho. Mafalda para siempre.
    (tens o filtro ligado para os miúdos não lerem isto não tens? :-))
    Filipe

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário